O compliance como ferramenta de gestão

Compliance como feramenta

Segundo o índice da revista Ethisphere, que analisa as empresas mais éticas do mundo, a performance destas empresas em comparação com as maiores empresas americanas (large cap index), foi maior em 13,5%, em uma análise feita de 2015 a 2020.

Esta análise nos leva a entender que os Programas de Compliance devem ser encarados como uma ferramenta de gestão, não somente como uma ferramenta de controle e de conformidade regulatória.

As escolas de administração apontam três pilares para que as empresas desenvolvam sua sustentabilidade com alto grau de inovação: Estratégia, Liderança e Cultura. Uma boa estratégia, líderes alinhados com a cultura e um ambiente saudável permitem não somente crescimentos acelerados como também colaboradores mais engajados com a causa da empresa.

Mas alguém já mencionou que “a cultura devora a estratégia no café da manhã”.  Nesta lógica, as empresas deveriam se preocupar em, primeiro, medir e adequar a cultura, para então encontrar líderes alinhados a fim de executarem a estratégia das empresas.

É justamente neste contexto que os Programas de Compliance podem ajudar as empresas: não somente descrevendo em suas Políticas e Código de Conduta, que são os valores e os comportamentos exigidos de cada colaborador, mas também capacitando e monitorando os riscos e desvios para sua correção.

Por essa razão, a alta gestão deveria incluir em suas agendas Programas de Compliance, como uma poderosa ferramenta que pode garantir a inovação, o crescimento e a sustentabilidade de suas empresas, aliadas, é claro, a um time de líderes inspiradores e uma estratégia alinhada.

CYRO DIEHL é sócio fundador da Be Compliance, plataforma tecnológica para gestão de Programas de Compliance e LGPD (Lei Geral de Proteção de dados). Experiente profissional, atuou como diretor, vice-presidente (América Latina) e vários anos como CEO no Brasil em multinacionais da área de tecnologia. Atualmente atua em diversos conselhos administrativos e conselhos consultivos de empresas nacionais em diferentes indústrias, e se tornou empreendedor e investidor de empresas. É fundador e conselheiro do INOVI – Instituto de Inovação de Vinhedo; coautor do livro Segredos do Sucesso (2015 e 2018), publicado pela Editora Leader; e Embaixador na Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture. Com o propósito de “ajudar as Empresas a transformarem a nossa Sociedade através da Ética e da Transparência”, juntou sua experiência como gestor, e seu conhecimento em tecnologia a um grupo de talentosos jovens advogados, para democratizar a implantação de Programas de Compliance e LGPD nas Empresas por meio da tecnologia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode utilizar as tags HTML e atributos a seguir:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.