“Olho por olho, dente por dente”. A importância de um Código de Conduta

Código de Ética

Há cerca de 3.000 anos o rei Hamurabi escreveu o primeiro Código de Conduta de que temos conhecimento. Seu original, uma coluna com mais de 2 metros de altura, pode ser observado no Museu do Louvre, em Paris.

Este foi o primeiro movimento no sentido de organizar costumes e comportamentos baseado nos valores da época. Uma das leis deste código, olho por olho, dente por dente, determinava qual seria a pena aplicada para cada ato praticado que infringia as determinações do código. Virou uma expressão cultural até os dias de hoje.

Outros tantos códigos, como por exemplo a Bíblia com seus dez mandamentos, vieram após esta primeira tentativa em regulamentar a Conduta das pessoas em seu tempo.

Da mesma maneira, as Empresas devem escrever seus Códigos de Conduta, respeitando seus valores e delineando exatamente as condutas aceitáveis dentro daquela organização. Os colaboradores têm que ter um norte quanto qual seria a melhor escolha face a uma decisão a ser tomada, que não pode ser baseada somente na Ética da pessoa.

A importância de um Código de Conduta dentro de uma Empresa tem o mesmo valor de um código escrito para uma sociedade. Porém muitas Empresas ainda escrevem seus Códigos de Ética e Conduta, somente para constar a existência, e não cobram de seus Colaboradores o profundo conhecimento desse regulamento. Por essa razão, muitas Culturas Empresariais não são estabelecidas. São apenas um quadro em uma sala de reunião.

CYRO DIEHL é sócio fundador da Be Compliance, plataforma tecnológica para gestão de Programas de Compliance e LGPD (Lei Geral de Proteção de dados). Experiente profissional, atuou como diretor, vice-presidente (América Latina) e vários anos como CEO no Brasil em multinacionais da área de tecnologia. Atualmente atua em diversos conselhos administrativos e conselhos consultivos de empresas nacionais em diferentes indústrias, e se tornou empreendedor e investidor de empresas. É fundador e conselheiro do INOVI – Instituto de Inovação de Vinhedo; coautor do livro Segredos do Sucesso (2015 e 2018), publicado pela Editora Leader; e Embaixador na Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture. Com o propósito de “ajudar as Empresas a transformarem a nossa Sociedade através da Ética e da Transparência”, juntou sua experiência como gestor, e seu conhecimento em tecnologia a um grupo de talentosos jovens advogados, para democratizar a implantação de Programas de Compliance e LGPD nas Empresas por meio da tecnologia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode utilizar as tags HTML e atributos a seguir:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.