Como atuar no Direito Digital - Introdução à Prática

Como atuar no Direito Digital – Introdução à prática

Próximas datas desse curso:

  • Dia 15/julho, das 15:00h às 18:00h
  • Dia 16/julho, das 15:00h às 18:00h

Muito se fala do Direito Digital como carreira, muitas promessas de realização profissional e satisfação financeira são feitas ao estudante de Direito. Mas poucas são as fontes confiáveis de informação sobre a prática nesse setor. Qual é o real objeto do Direito Digital? Como é lidar com uma crise de vazamento de dados ou um crime cibernético? Que perspectivas há no mercado para o jovem profissional de Direito que deseja embarcar nesse meio? Mais uma vez demonstrando seu pioneirismo, a OPICE BLUM ACADEMY inaugura um curso voltado para graduandos em Direito, em que renomados profissionais atuantes em Direito Digital e Proteção de Dados dedicam horas para apresentar o ramo da prática pelo qual são apaixonados àqueles que desejam compor a próxima geração de profissionais do ramo.

Público-alvo

Graduandos em Direito.

Conteúdo Programático

PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO DIGITAL

Essa é a fase da negociação, das escolhas e dos contratos. E, para tanto, precisamos falar sobre: o que é o Direito Digital, onde ele está presente, o que ele protege (dados pessoais, softwares, direitos autorais, segurança de crianças etc.), quais os riscos, quais as medidas básicas de segurança, qual o papel da educação digital nas escolas, empresas e sociedade.

CONTENÇÃO E AÇÃO: IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS E PRESERVAÇÃO DE PROVAS

Nessa etapa, a gestão da crise é imperativa e o tempo é um dos inimigos. É importante conhecer os meios legais necessários para: cessar a agressão e identificar os responsáveis, buscar tutelas de urgência, avaliar a necessidade de busca e apreensão, preservar as provas para que tenham validade jurídica…

ATENÇÃO: RESPONSABILIDADE, REPARAÇÃO DE DANOS

Contida a agressão e com a identificação dos responsáveis, a próxima fase é apurar as responsabilidades. Não raramente, a própria vítima precisará prestar contas a Autoridades e indenizar seus clientes e parceiros em razão da dimensão e qualidade dos danos. Além disso, terá que lidar com seus danos financeiros e reputacionais, inclusive com o apoio do marketing digital e retomada da Fase I, investindo em segurança e educação para evitar novos incidentes. Na outra ponta, poderá promover medidas cíveis e criminais contra os responsáveis.

INOVAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS E O FUTURO PRÓXIMO

No meio digital, as inovações ocorrem constantemente e exigem uma elasticidade das normas do Direito, e, por vezes, leis mais específicas. Nessa aula, abordaremos como as novas tecnologias impactam e facilitam o direito digital e quais os desafios previstos diante da inteligência artificial, machine learning, jurimetria e outras inovações.

Roda viva com o dr. Renato Opice Blum – Com participação dos alunos