Data Breach e Reputação: como agir em casos de vazamento de dados

Data breach e reputação: como agir em casos de vazamentos de dados?

Próximas datas desse curso:

  • Dia 12/março, das 08:30h às 13:30h

Equifax, Marriott, Facebook, Yahoo… Mundialmente, já são muitos os casos de sérios danos à imagem provocados por vazamentos de dados. Em alguns deles, o impacto reputacional acaba sendo o mais danoso para as organizações. E, no entanto, esse aspecto de comunicação da proteção de dados em geral ainda tem sido negligenciado pelas empresas no Brasil. Basta acompanhar os grandes eventos sobre o tema no país para constatar que perdas financeiras, caos operacional e questões legais estão no radar dos gestores, mas os riscos à imagem, não. São poucas as companhias brasileiras que realmente tratam esses riscos como um assunto estratégico de negócio, abordando-os de forma multidisciplinar. Mas, como aconteceu em outros países, por aqui isso também deve mudar, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados. Antecipar-se a esse movimento poderá se tornar um diferencial competitivo e significar a sobrevivência ou não de um negócio.

Objetivo

O objetivo do treinamento é apresentar e exercitar a perspectiva da comunicação no debate sobre proteção de dados, oferecendo aos participantes ferramentas e estratégias eficazes para lidar com casos de vazamentos. Por que a melhor forma de se comunicar com o público deve fazer parte da preparação das empresas? Qual é a melhor maneira de fazê-lo?

Metodologia

Aulas expositivas com abordagem técnica e teórica sobre os principais temas de Data Breach, associado a percepções do ponto de vista prático.

Público-alvo

O treinamento é voltado principalmente a profissionais dos departamentos de risco, compliance, jurídico e comunicação de médias e grandes empresas, mas também aos demais interessados em implementar uma cultura de prevenção de riscos reputacionais em suas organizações.

Conteúdo programático

Parte I

  • Entendendo o cenário: por que proteção de dados também é um tema de comunicação?
  • Contexto global – o que já acontece lá fora em termos de comunicação
  • Construindo uma “narrativa de dados”: boas práticas de comunicação interna e externa
  • Preparação
  • Thought Leadership
  • Resposta a incidentes
  • Cases internacionais e nacionais

Parte II

  • Exercitando seus conhecimentos e identificando áreas de melhoria
  • Exercício de simulação de crise envolvendo um vazamento de dados
  • Lessons Learnt e pontos de atenção