LGPD: o que muda nas ações de marketing

LGPD: O que muda nas ações de Marketing

Próximas datas desse curso:

  • Dia 07/março, das 09:00h às 13:00h

Coordenador: dr. Renato Opice Blum

Objetivo do curso

O curso tem como objetivo apresentar os principais pontos da Lei Geral de Proteção de Dados e aprofundá-los a partir do estudo prático de casos concretos e workshops.

Para quem se destina?

Alunos de graduação, pós-graduação, e profissionais da área Marketing ou Tecnologia, interessados na nova Lei Geral de Proteção de Dados brasileira.

O que você vai aprender

Os setores de marketing e publicidade digital serão um dos setores mais impactados com as mudanças estabelecidas pela nova lei de proteção de dados. Por tratarem diretamente com gestão de dados pessoais, vendendo serviços como entrega de análises de preferências e análises de comportamento do consumidor, e principalmente, pela criação de modelos preditivos, tornam se os setores de maior risco diante da nova legislação.

Programa do curso

Overview – O que é a LGPD

Abertura e overview da lei para que os alunos fiquem com um certo nivelamento sobre o conhecimento da lei, desde às principais definições às sanções.

Aula com professor: Renato Opice Blum

Porque discutir privacidade e proteção de dados no universo da publicidade digital e de mídia programática: das agências à exchanges.

  • Tecnologias de rastreamento, cookies, tags, geolocation, fingerprints, sound detection x privacidade como ferramenta para construção de confiança com o consumidor.
  • O direcionamento através de publicidade comportamental: a elaboração de perfis comportamentais através do uso massivo de dados pessoais.

Falará sobre ferramentas como ad exchange (ponto de contato entre veículos e compradores de anúncios), cookies, geolocation (exemplo InLoco) etc., como utilizá-las e manter-se em conformidade com a lei. Ainda, deverá haver uma abordagem a respeito das técnicas utilizadas para desenvolvimento de PROFILING, falando sobre a minimização da coleta de dados.

Principais questões de conformidade

  • Privacy by Design
  • Encontrando as melhores bases legais e como utilizá-las na prática
    • Consentimento, legítimo interesse e políticas de privacidade
  • Anonimização de dados pessoais

A ideia é que os alunos sejam conduzidos de forma a projetar, construir e implementar suas tecnologias tendo como foco e objetivo principal a segurança e a privacidade dos dados. Trazer de forma abrangente as 10 bases legais para o tratamento de dados, mas dar foco no consentimento e legítimo interesse, que é onde poderão ter maior respaldo.

Como adequar o dia a dia das atividades de marketing com os princípios da LGPD

  • Limitação de propósito, adequação, necessidade, transparência e não-discriminação.

Nesta etapa os alunos devem entender como estar adequados e a melhor forma de implementar os princípios da LGPD em suas ações de marketing.

Debate de caso – A repercussão do caso Cambridge Analytica

  • Discutir como a repercussão do Cambridge Analytica tomou tal proporção e como poderiam ter evitado certos incidentes.

Metodologia

O curso tem como metodologia a apresentação de conteúdo por meio de aulas expositivas, teóricas, e sua aplicação em casos práticos (estudo de casos) e workshops.