A transformação digital permitiu que as inovações tecnológicas mudassem o cenário atual em que estamos inseridos. No setor jurídico, essa mudança foi além das premissas e características burocráticas e rígidas em que o setor se estruturou. Hoje, é possível utilizar ferramentas de gestão, digitalização, design e até mesmo de assinaturas eletrônicas de documentos online para que haja mais rapidez e autonomia nos processos.
Nesse sentido, a digitalização e a implementação de assinaturas eletrônicas têm permitido que as rotinas dos escritórios de advocacia tenham mais assertividade e rapidez. Você já deve ter percebido o quão importante é a implementação dessas inovações no setor jurídico e para te auxiliar a implementá-las no seu negócio, vamos falar do impacto dessas inovações através do serviço de assinaturas eletrônicas.
Digitalização de processos: assinaturas eletrônicas possuem validade jurídica?
Sim! O uso e a implementação da assinatura eletrônica com validade jurídica foi um marco para o setor. Para chegarmos nos avanços que temos hoje, com validação, segurança e autenticidade, foi necessário dar passos curtos, porém significativos.
Diversas normas fazem referência à assinatura eletrônica, dentre as quais, a Medida Provisória n° 2.200-2/2001 e a Lei 14.063/2020. A Medida Provisória n° 2.200-2/2001, cuja eficácia restou referendada pela Emenda Constitucional nº 32/2001, foi editada pelo Poder Público Federal com o objetivo de regulamentar a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos assinados em forma eletrônica. A reforçar este fato, mais recentemente, a Lei nº 14.063/2020 veio a admitir a assinatura eletrônica em “interações com entes públicos, em atos de pessoas jurídicas e em questões de saúde e sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos”.
Existem, hoje, na forma da Lei n. 14.063/2020, três tipos de assinatura eletrônica: simples, avançada e qualificada:
Vejamos alguns benefícios práticos que essa tecnologia traz:
- Facilidade de integração e proteção dos dados dos clientes: todo o armazenamento de informações segue os padrões exigidos pela LGPD;
- Excelência na experiência do usuário (CX): toda a comunicação é feita de forma rápida e prática, estreitando a relação com as partes envolvidas em cada procedimento;
- Redução de custos e mitigação de riscos: evita o retrabalho e faz com que a verba que antes era destinada a esse tipo de gasto seja remanejada para outras demandas.
No meio jurídico, a gestão de assinatura interfere diretamente na rotina dos escritórios, departamentos jurídicos, advogados e clientes. Quantas vezes você precisou enviar contratos via correios, ou pior, precisou ir até a outra parte para colher uma assinatura? A cultura paperless somada à uma gestão inteligente de documentos veio para revolucionar esse cenário e aumentar o valor de uma marca no mercado.
Como implementar com sucesso um processo de assinatura online?
O direito e a tecnologia são tendências que estão mudando o mercado e podem trazer frutos para a sua empresa também. Sem o uso do papel, os procedimentos ficam mais rápidos e precisos.
Uma plataforma de assinatura eletrônica e gestão de documentos como a Clicksign, permite que um arquivo físico com cerca de 20.000 documentos e contratos de papel seja eliminado para ocupar apenas 2% de um terabyte de armazenamento – supondo que o documento médio seja de 1 MB.
Por fim, sabemos que documentos jurídicos tendem a conter informações sensíveis e, por isso, a busca por uma plataforma que integre esse processo precisa ser feita de forma minuciosa e com base na legislação. Se você quer se destacar cada vez mais no mercado, acesse agora o teste gratuito da Clicksign e veja como essa é uma solução simples, ágil e segura.