Blog

Blockchain, Bitcoin, criptoativos: entenda como funciona essa tecnologia e suas repercussões jurídicas

Blockchain e Bitcoin: o que é?
Por

Opice Blum Academy

Você já ouviu falar de blockchain? Conhece os impactos dessa tecnologia no contexto dos criptoativos? É sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Como o próprio nome já diz, blockchain é uma cadeia de blocos de transações, organizada de forma contínua e imutável. Essa tecnologia permite o funcionamento do Bitcoin, criado em um whitepaper escrito por Satoshi Nakamoto.

Desde a concepção, o Bitcoin foi idealizado para funcionar como um sistema de dinheiro eletrônico e é a primeira e mais famosa criptomoeda em uso atualmente.

E você sabe a natureza jurídica dos criptoativos? Deixamos uma dica no final deste post sobre isso, então segue com a gente até lá!

Essa tecnologia funciona a partir do registro de transações entre pessoas. O primeiro indivíduo envia criptomoedas para outro. Essa informação é validada pela rede e incorporada com outras transações de outras pessoas em um bloco que fará parte da cadeia.

No bloco de transações haverá um hash referente às transações dos blocos anteriores. Esse hash é um código de letras e números único que comprova que as transações não foram alteradas.

Os blocos seguintes terão os hashes dos blocos anteriores, encadeando-os. Essa ligação entre os blocos forma uma corrente de blocos – blockchain – contínua, formando um ledger. Esse ledger é transparente e pode ser auditado por qualquer pessoa.

Resumindo, cada vez que uma transação é realizada na rede blockchain ela é reunida com outras transações em um bloco, em uma cadeia contínua, imutável, auditável e segura.

Esse é o grande diferencial dessa tecnologia. Existe um alto grau de confiabilidade e segurança em seu sistema. Por meio do uso de matemática e criptografia, a blockchain cria uma base de dados aberta e descentralizada que permite a realização de transações entre pessoas ao redor do mundo, onde quer que elas estejam, cuja autenticidade pode ser verificada por qualquer um. Sensacional,
não é mesmo?

Hoje, inclusive, já conseguimos aplicar essa mesma tecnologia em diversos contextos, com diferentes aplicações dentro da nossa sociedade. Por exemplo, você sabia que a blockchain é compatível com governança, privacidade e proteção de dados? Exatamente por isso, inclusive, essa tecnologia certamente revolucionará muitas das nossas transações do dia a dia.

Quer entender mais sobre os impactos jurídicos da Blockchain? Inscreva-se no curso Blockchain e Criptoativos: Fundamentos, Aplicações e Impactos Jurídicos, oferecido pela Opice Blum Academy!

Conteúdo elaborado em colaboração com O Que Os Dados Falam.

Compartilhe:
Opice Blum Academy

Opice Blum Academy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.