Segundo o índice da revista Ethisphere, que analisa as empresas mais éticas do mundo, a performance destas empresas em comparação com as maiores empresas americanas (large cap index), foi maior em 13,5%, em uma análise feita de 2015 a 2020.
Esta análise nos leva a entender que os Programas de Compliance devem ser encarados como uma ferramenta de gestão, não somente como uma ferramenta de controle e de conformidade regulatória.
As escolas de administração apontam três pilares para que as empresas desenvolvam sua sustentabilidade com alto grau de inovação: Estratégia, Liderança e Cultura. Uma boa estratégia, líderes alinhados com a cultura e um ambiente saudável permitem não somente crescimentos acelerados como também colaboradores mais engajados com a causa da empresa.
Mas alguém já mencionou que “a cultura devora a estratégia no café da manhã”. Nesta lógica, as empresas deveriam se preocupar em, primeiro, medir e adequar a cultura, para então encontrar líderes alinhados a fim de executarem a estratégia das empresas.
É justamente neste contexto que os Programas de Compliance podem ajudar as empresas: não somente descrevendo em suas Políticas e Código de Conduta, que são os valores e os comportamentos exigidos de cada colaborador, mas também capacitando e monitorando os riscos e desvios para sua correção.
Por essa razão, a alta gestão deveria incluir em suas agendas Programas de Compliance, como uma poderosa ferramenta que pode garantir a inovação, o crescimento e a sustentabilidade de suas empresas, aliadas, é claro, a um time de líderes inspiradores e uma estratégia alinhada.
CYRO DIEHL é sócio fundador da Be Compliance, plataforma tecnológica para gestão de Programas de Compliance e LGPD (Lei Geral de Proteção de dados). Experiente profissional, atuou como diretor, vice-presidente (América Latina) e vários anos como CEO no Brasil em multinacionais da área de tecnologia. Atualmente atua em diversos conselhos administrativos e conselhos consultivos de empresas nacionais em diferentes indústrias, e se tornou empreendedor e investidor de empresas. É fundador e conselheiro do INOVI – Instituto de Inovação de Vinhedo; coautor do livro Segredos do Sucesso (2015 e 2018), publicado pela Editora Leader; e Embaixador na Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture. Com o propósito de “ajudar as Empresas a transformarem a nossa Sociedade através da Ética e da Transparência”, juntou sua experiência como gestor, e seu conhecimento em tecnologia a um grupo de talentosos jovens advogados, para democratizar a implantação de Programas de Compliance e LGPD nas Empresas por meio da tecnologia.