O mundo de proteção de dados é permeado por conflitos, mas eles podem ser pensados e solucionados por óticas da conflitologia. Você sabia disso?
Conflitologia é o estudo de técnicas para atender os conflitos e procurar sua solução pacífica e positiva. Ele busca compreender as razões para os conflitos, e mapear estratégias para que sejam resolvidos. Essa ciência começou a surgir de forma sistematizada a partir da década de 1950.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) disciplina conceitos, bases legais e direitos dos titulares que devem ser observados pelos mais diversos agentes de tratamento. Consequentemente, a LGPD inaugura um cenário em que alguns embates podem ser formados.
Além de tudo isso, a aplicação da LGPD no meio corporativo exige a observância de deveres, recomendações e responsabilidades dos controladores e operadores para com os titulares de dados e com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Esse arcabouço cria potenciais conflitos que devem ser analisados de perto pelos profissionais da área.
Assim, a partir de uma abordagem da conflitologia, é possível perceber diversas ferramentas úteis para resolução de conflitos, como o processo de mediação e a própria conciliação, além de sistemas que estabeleçam uma moldura sobre temas de privacidade, eficácia da LGPD e segurança jurídica.
A experiência internacional também pode auxiliar de forma significativa no mapeamento e aplicação de formas inovadoras de resolução de conflitos em temas de privacidade e proteção de dados. Por isso, é muito relevante observar como, por exemplo, a previsão de conciliação direta em contextos de incidentes de segurança pode ser aplicada no Brasil.
É essa a proposta do curso RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DA LGPD. Com ele, você vai entender melhor os meios disponíveis para um adequado desenvolvimento de projetos de adequação e atenção às solicitações de clientes e colaboradores!