A DocuSign ajuda as organizações a conectar e automatizar como elas preparam, assinam, agem e gerenciam contratos. Como parte do DocuSign Agreement Cloud, a DocuSign oferece eSignature, a maneira número 1 do mundo de assinar eletronicamente em praticamente qualquer dispositivo, de praticamente qualquer lugar, a qualquer momento.
Quem trabalha com processos judiciais ou quaisquer outros procedimentos administrativos ligados à área jurídica sabe o quanto o fluxo pode ser lento, burocrático e, consequentemente, pouco eficiente. Na maioria das vezes, é esse atraso que impede a resolução ágil das demandas, complicando o todo.
Nos últimos anos, especialmente com a chegada da pandemia de COVID-19, a área jurídica evoluiu perceptivelmente em todas as suas vertentes. A busca por maior eficácia e eficiência nos serviços e o aumento da segurança e da celeridade nos processos são os principais motivos que sustentam a necessidade de transformar o “modus operandi” nesse setor tão crítico para todas as empresas.
Quem atua nesse ramo já percebeu que mudar significa identificar novas oportunidades que se abrirão. O resultado se revela na modernização do setor, na maior produtividade dos envolvidos nessa engrenagem e, principalmente, na satisfação dos clientes com os serviços.
A adesão às soluções tecnológicas para a área jurídica simboliza mudanças no foco estratégico, cujo mecanismo se remete, basicamente, a um ambiente totalmente web hoje em dia. Essa inovação proporciona maior praticidade, agilidade, flexibilidade, dinamismo, segurança e efetividade aos serviços prestados pelos escritórios de advocacia e empresas desse segmento.
Os avanços tecnológicos possibilitam o compartilhamento do conhecimento, a troca segura de dados e de informações sensíveis, a assinatura eletrônica e digital destes documentos, além de facilitar o gerenciamento dos autos e processos e integrá-los automaticamente aos tribunais. Na atualidade, isso tem ressignificado a forma de trabalho jurídico, influenciado o relacionamento com o cliente e garantido benefícios incontáveis ao crescimento desse setor.
Uma das tendências mais benéficas para a digitalização do judiciário é a assinatura eletrônica. Esse recurso possibilita a assinatura de contratos, o acesso e o compartilhamento de processos por meio de dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets, notebooks ou computadores.
Com critérios de segurança e validade jurídica, o uso de uma plataforma de assinatura eletrônica representa grande viabilidade de soluções, autenticidade, agilidade e integridade aos sistemas e processos utilizados pelo departamento jurídico.
Entre as inúmeras funções que a assinatura eletrônica apresenta destacam-se a criação de fluxos, a otimização da agenda e a possibilidade de envio em lote. Permite, ainda, a automação das notificações dos signatários e o envio e armazenamento de documentos processuais diretamente da plataforma em nuvem, permitindo o acesso a qualquer momento e via dispositivo móvel. Sendo possível até o envio do documento para ser assinado via SMS.
Com isso, os advogados podem assinar documentos à distância, economizar tempo e recursos e, ainda, utilizar se for preciso o mesmo certificado digital expedido pela OAB. Isso induz à reflexão sobre a importância de estar sempre inserido nos moldes de trabalho característicos da Era digital.
Esse dinamismo resultante dos grandes investimentos e pesquisas de TI em prol da adequação à tecnologia do setor jurídico implica mudanças substanciais e incorpora fatores favoráveis ao desenvolvimento dessa área. Essa nova conjuntura permite aos profissionais do Direito o uso inteligente desses recursos, como a assinatura eletrônica ou uma plataforma de CLM, o que é essencial ao fortalecimento dos negócios.
Hoje, mais de um milhão de clientes de diversos setores e mais de um bilhão de usuários em mais de 180 países usam o DocuSign Agreement Cloud para acelerar o processo de fazer negócios e simplificar a vida das pessoas. Não perca tempo e realize um teste grátis da plataforma de assinatura eletrônica mais utilizada no mundo.