Adotar em uma organização as devidas estratégias para se garantir a segurança de dados pessoais e a conformidade com as leis de proteção de dados, como o GDPR e a LGPD, é uma estratégia que traz inúmeros benefícios reputacionais e econômicos. Fazendo o uso de sua vasta experiência na implementação de programas de compliance nas mais variadas organizações, os instrutores da Opice Blum Academy responsáveis pelo curso Programas de Compliance e Proteção da Dados compartilham com você os 5 principais pontos que fazem toda a diferença para que essa mudança organizacional aconteça da melhor forma possível. Confira:
1. Obter o comprometimento e apoio da alta direção
Essa é a famosa abordagem top down. Já ouviu falar? Para a aplicação efetiva de um programa de integridade, é importante que a cultura ética seja fomentada pela alta direção. Afinal, toda empresa precisa de um bom exemplo!
2. Definir uma instância responsável pelo programa de integridade
Ela deve ser dotada de autonomia, independência, imparcialidade e recursos (materiais, humanos e financeiros) para implementar as novas diretrizes. Além disso, é fundamental que esta equipe possa ter acesso direto à alta direção da empresa sempre que necessário, tornando o processo de aprovação menos burocrático.
3. Analisar o perfil da empresa
Deve-se mapear os processos, os riscos, e as estruturas de mitigação dos riscos identificados. É preciso olhar para as peculiaridades da empresa, não apenas replicar algum modelo.
4. Estruturar regras e instrumentos internos de adequação
Isso pode envolver:
- a elaboração de um código código de conduta ética;
- o desenvolvimento de mecanismos de detecção ou denúncia de irregularidades;
- a definição de medidas disciplinares para casos de violação;
- a elaboração de um plano de comunicação.
5. Elaborar estratégias de monitoramento contínuo
Isso pode ser feito a partir de procedimentos de verificação da aplicabilidade do programa de integridade, por meio de mecanismos de aperfeiçoamento e atualização das deficiências identificadas. De qualquer forma, para que isso seja possível, é fundamental a integração das áreas da empresa, como RH, Jurídico, Auditoria, entre outras.
Deseja se aprofundar mais sobre esse assunto? Confira a próxima data do curso Programas de Compliance e Proteção de Dados e se beneficie da experiência de experts com larga experiência prática na implementação de adequação à conformidade em legislação de dados nos mais variados setores!