Blog

Evitando Violações de Dados com Automação

Atualmente, poucas organizações estão, de fato, prontas para lidar com as regras de coleta, tratamento e proteção dos dados pessoais impostas pela LGPD. A realidade, explicitada por inúmeras pesquisas, é que a maioria das empresas brasileiras, especialmente PMEs, não têm estrutura ou recursos adequados para lidar com a adequação manual de suas atividades frente às exigências legais. A automação de processos surge como uma solução acessível para empresas de todos os portes, aumentando a eficiência e economia com recursos na implementação de projetos de adequação e conformidade com leis e regulações.

Embora existam soluções que prometem adequação simples e rápida aos requisitos de privacidade da lei, muitas delas apenas novas versões de planilhas existentes, o processo exige uma análise muito mais profunda em relação aos controles de segurança dos dados, bem como uma verdadeira mudança cultural em relação à informação digital e à governança da privacidade, o que impõe uma súbita e acentuada curva de aprendizado.

Não é fácil controlar manualmente todos esses processos e informações, todos tão pontuais e dinâmicos, que não favorecem a rastreabilidade, definição de fluxos de trabalho ou follow-ups sobre o projeto. Mesmo assim, muitas equipes tentam realizar um gerenciamento manual, ou utilizando apenas planilhas como controle, o que permite um grande número de falhas e falta de rastreabilidade.

Segurança da Informação, Conformidade e LGPD

A atuação em Segurança da Informação sempre foi muito mais que algo técnico, com processos ligados apenas à cibersegurança. A proteção de dados começa com uma cultura de Segurança da Informação, estabelecendo as bases e boas práticas que irão guiar a organização em sua operação.

A proteção de dados, uma das bases da LGPD, é composta por processos de controle realizados das mais diversas formas. A partir do momento em que o levantamento, a pesquisa e o acompanhamento de tais controles podem ser orquestrados e acompanhados, eles podem ser automatizados e aprimorados, aumentando a eficiência e velocidade dos processos ao mesmo tempo em que diminui a margem de erros.

Quando uma organização entende a extensão da superfície de exposição a riscos em sua operação e em seus clientes, é muito mais fácil evitar violações de dados, multas, roubos de credenciais, ransomware e muito mais. Para isso, alguns passos simples podem ser tomados com a finalidade de evitar incidentes de Segurança da Informação:

Identificação

Conhecer o inventário e os controles de segurança envolvidos para entender os fatores de risco relacionados aos ativos encontrados.

Monitoramento

Avaliar e acompanhar o nível de segurança em seus ativos e em terceiros envolvidos na operação.

Controle

Centralizar informações que permitam identificar riscos e vulnerabilidades, bem como priorizar e gerenciar as ações de mitigação com contexto de negócio.

Compartilhamento

Dinamizar processos de comunicação de risco entre áreas do negócio, clientes e parceiros, otimizando tempo e recursos.

Plataformas Integradas para Gestão de Conformidade

O investimento em ferramentas de gestão e conformidade é visto como um grande diferencial para todo tipo de organização que busca adequação a leis e regulações. Nas organizações que investem em Segurança da Informação, há uma tendência maior em relação ao uso de automação por parte das equipes de alto desempenho, que utilizam melhores práticas, com as quais outras organizações podem aprender. Algumas das características e abordagens de tais equipes de alta performance são:

  • Visibilidade;
  • Automação;
  • Orquestração;
  • Investimento em novas tecnologias;
  • Planos de contingência e resposta a incidentes;
  • Testes periódicos recorrentes;
  • Machine Learning.

Uma solução para gerenciar projetos de conformidade garantindo agilidade e rastreabilidade é utilizar ferramentas que realizam análises automatizadas, como o GAT Security Score, ou plataformas de gestão integrada de Segurança da Informação e conformidade como o GAT Core. Com elas é possível descobrir vulnerabilidades e riscos passíveis de sansões, presentes na sua operação e na de terceiros, além de agilizar o processo de adequação e centralizar todas as tarefas no mesmo sistema — um avanço e tanto em relação às planilhas.

Plataformas integradas como o GAT Core auxiliam no controle da implantação, adequação e conformidade, por meio da aplicação de questionários, geração de índices, gráficos e dashboards, realização de verificações periódicas, identificação dos pontos fortes e fracos em processos e muito mais, ajudando organizações a atingir o nível de conformidade adequado. Com elas, é possível ter todos os seus controles e acompanhamento de conformidade com leis e gestão dos seus ativos e de seus clientes em uma única ferramenta, além de resultados em tempo real, com base no preenchimento dos questionários.

Também é possível importar planilhas existentes, como da LGPD, na forma de um checklist associado a um projeto, garantindo consistência, integração e orquestração eficiente de dados, com métricas de evolução, economia de tempo e precisão, além de enviar questionários para coleta de dados de outras áreas da empresa e de terceiros, de forma prática, ágil e com rastreabilidade.

Além da LGPD, o GAT Core já inclui checklists de compliance com a ISO 27.001, ISO 27.702, GDPR, PCI-DSS e Bacen 4.658 e 3.909, entre outros, facilitando e gerando economia significativa de custos em processos de auditoria.

Saiba como a automação pode desempenhar um papel estratégico na gestão de processos dentro da sua operação, colaborando com a formação da equipe trazendo cultura de segurança para a empresa. Para entender como funciona, agende uma demonstração gratuitamente e tenha uma visão integrada da gestão de conformidade com a LGPD na plataforma GAT Core.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Marcio Caparica

Marcio Caparica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.