O Digital Services Act (DSA) e o Digital Market Act (DMA) editados pelo Parlamento Europeu representam uma nova etapa no movimento de regulação da internet. Entendeu-se que as plataformas digitais não podem mais agir de forma neutra quanto aos conteúdos postados, ainda que por terceiros, e os seus efeitos nocivos. Da mesma forma, não é mais possível que as pequenas e médias empresas disputem a atenção dos consumidores na oferta de produtos e serviços em posição de evidente de desigualdade com as grandes empresas do setor, os gatekeepers. O novo contexto regulatório pretende alterar esse cenário exigindo postruar preventivas das plataformas, com constante e severa fiscalização estatal. No curso ofertado serão apresentados os principais aspectos de ambas as normas e seus impactos para todos os que atuam perante o mercado digital europeu.
A adaptação feita para o cenário virtual foi uma ótima conjuntura, unindo anseios de crescimento profissional, aprofundamento no tema e ter como professores e professoras pessoas de notório saber na área. O suporte integral dado pelo Vinicius foi também um grande diferencial. Sinto-me lisonjeado por toda experiência repassada a nós e pela porta aberta que nos foi deixada!
Guinther Erich K. S. Anders